Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]




Os grelos, sejam de couve ou de nabo, são uma hortaliça que caiu em desuso no prato do comum português nos últimos anos. Fosse por força do seu peso na carteira, fosse por força do sabor (óbvio que grelos chocos – destes e d'outros – não sabem bem a ninguém), surgem agora, muito timidamente, nos pratos dos principais chefs e das nossas cozinheiras favoritas.

 

FB2014_2 (2).JPG

 

O Inverno é a altura de eleição destes meninos. De Novembro a Março eles andam perto, tanto uns como outros. Um dos nossos especialistas, o Sr. Daniel (na foto a atar um molhinho deles para uma encomenda) explicou-nos que os grelos são semeados em Setembro, “lá mais para o fim. Depois são colhidos até Março e para se criarem não precisam de pesticidas nem nada dessas coisas, pelo menos aqui para os lados do Bárrio.” São então três ou quatro meses do mais puro amor agrícola.

 

Perguntámos-lhe ainda: “Sr. Daniel e como é que gosta deles?” Respondeu-nos com um sorriso: “prefiro os grelos de nabo aos grelos de couve e, rapariga, não me perguntes porquê porque gostos não se discutem. Do melhorzinho que me podem por ao lado deles é batata cozida e bacalhau. Com azeite e alho!”.

 

Entretanto, enquanto conversávamos, apareceu o Sr. António Lopes, também produtor Dona Horta. “Grelos? Grelos? De nabo! E guisados!”. Bom, grelos de nabo guisados? “Como é que você faz isso, Sr. António?” Ele disse-nos e ficámos com água na boca.  

Autoria e outros dados (tags, etc)



Dona Horta

A Dona Horta é um serviço de entrega de produtos frescos, naturais e saudáveis. Preparamos todas as semanas cabazes de fruta e hortaliças da época e entregamos em locais e horários pré-definidos. Este método único reduz significativamente a pegada ecológica associada à distribuição e promove uma maior aproximação entre consumidores e produtores nacionais. Mas mais importante, a Dona Horta ajuda a melhorar a dieta e bem estar da sua família. Tudo o que precisa de fazer é saborear o melhor da nossa terra, pois nós tratamos do resto! Visite-nos em www.donahorta.pt



Posts mais comentados