Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]




Esta semana a acompanhar o cabaz segue uma receita super simples, para pôr em marcha as nossas curgetes, que nem são bonitas nem são feias, são o que se pretende: frescas e saborosas.

 

curgete.jpg

 

 

Quem muitas horas passa de volta das panelas sabe que às vezes é (bem) difícil pensar no que se vai fazer para o jantar (dos miúdos), para a marmita (do maridão) ou simplesmente para despachar tudo relativamente cedo e conseguir aproveitar um sol maravilhoso sem cheiro de refogado.

 

Supomos então que, assim sendo, também entendam que nem sempre consigamos ter receitas novas, espectaculares, para usar todos os produtos do cabaz de uma vez. É uma tarefa quase hercúlea, à qual não nos negamos mas nem sempre conseguimos trabalhar este campo com o afinco com que trabalhamos o outro.

 

O que queríamos mesmo, esta semana, era ter uma receita para utilizar as nossas cebolas novas incríveis mas não pretendemos continuar a repetir as dos últimos tempos. Mas salientamos que a receita que ora segue acompanha muito bem com uma salada de alface perfumada com as ditas e um vinagrete de balsâmico e mel (que também podemos ensinar a fazer).

 

Ora cá vai, Curgete no Forno com Salmão!

 

Serão precisos quatro lombos de salmão, duas curgetes médias (ou uma das grandonas), três limões perfumados e uns temperos fáceis (sal, pimenta, azeite e salsa). O sal é grosso, a pimenta deve ser da preta (moída na ocasião), o azeite do melhor que houver (compensa sempre) e a salsa depois de lavada deve ser picada.

 

As curgetes devem ser lavadas, deve manter-se a pele e devem cortar-se às rodelas (quanto mais finas menos tempo precisam de estar no forno, fica a dica). 

 

Dois dos limões devem ser igualmente lavados e cortados em rodelas. O outro é para espremer e raspar.

 

Num tabuleiro dos que dá para ir ao forno, misture as rodelas das curgetes com as dos limões e tempere com sal, pimenta e azeite. Envolva com o auxílio de uma colher de pau (também pode ser com as mãos).

 

À parte tempere os lombos com sal e pimenta, envolva-os numa mistura de azeite, raspa de limão e salsa picada. Coloque por cima das rodelas e regue com o sumo de limão.

 

Leve ao forno, a 200ºC, até que a curgete fique cozinhada. Se não gostar do salmão muito "feito" deve retirá-lo antes.

 

Quanto à salada para acompanhar (alface e cebola picada), pode regá-la com o tal do vinagrete: 1 colher, das de sopa, de mel, 2 colheres, das mesmas, de vinagre balsâmico e mais duas de azeite. Misturar muito bem e espalhar por cima das verdinhas!

 

Por hoje é tudo :)

Autoria e outros dados (tags, etc)



Dona Horta

A Dona Horta é um serviço de entrega de produtos frescos, naturais e saudáveis. Preparamos todas as semanas cabazes de fruta e hortaliças da época e entregamos em locais e horários pré-definidos. Este método único reduz significativamente a pegada ecológica associada à distribuição e promove uma maior aproximação entre consumidores e produtores nacionais. Mas mais importante, a Dona Horta ajuda a melhorar a dieta e bem estar da sua família. Tudo o que precisa de fazer é saborear o melhor da nossa terra, pois nós tratamos do resto! Visite-nos em www.donahorta.pt



Posts mais comentados