Saltar para: Posts [1], Pesquisa e Arquivos [2]



Bom dia!

 

Sabia que uma única joaninha pode comer mais de cento e cinquenta pulgões por dia? E que é super amiga da horta?

 

Nós já desconfiávamos de alguma coisa deste género, porque temos aqui uma com um metro e setenta que é uma fera, daquelas que se derrete sem ninguém estar nunca à espera (óbvio), mas ficámos mega felizes quando demos com umas quantas muitas - das outras, pequenininas - nas nossas searas dos altinhos.

 

Significa, não só, que estamos bem artilhados para combater todas as pragas e mais algumas, como também, temos feito um excelente trabalho no que ao uso de fitofármacos diz respeito: pois é, joaninha nenhuma  gosta de insecticida e se este tivesse sido usado joaninhas, por cá, nós não teríamos.

 

Estamos felizes e muito orgulhosos!

joaninha.jpg

Obrigada, João, por documentares uma das ditas em plena lavoura (dela e nossa!)

 

Até breve!

 

 

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

Olá!

 

Por mais que hajam nuvens escuras no céu, trovões, trovoadas, chuvas e ventanias típicas desta altura do ano, um dos nossos objectivos de sempre é este: ver-vos a sorrir. Temos ficado felizes até quando não o vemos - esse sorriso -  mas só porque o conseguimos sentir - sim! - por trás das máscaras salva-vidas que usamos todos já faz um ano.

 

Mas é há bem mais que isso - desde 2012 - que somos os vossos olhos e as vossas mãos para escolher os melhores produtos para as vossas famílias. Esta é, sem dúvida, uma tarefa de muita responsabilidade e que nos honra muito, acima de tudo. É assim, sem tirar nem por, um assunto sério.  E não é para menos quando ficamos aborrecidos de não conseguir estar à altura de algumas expectativas ou quando falhamos.

 

Tem sido um desafio lidar com a pandemia da mesma forma que tem sido um desafio lidar com todas as mudanças que ela acarretou, a todos os níveis. Para todos. Achavam que era só em vossa casa? Na-na-ni-na-na!

 

Somos sinceramente gratos a todos os que estão desse lado e que nos ensinam a ser melhores, aos que nos dão na cabeça e nos cativam, dessa forma, para melhorarmos alguns aspectos do serviço que prestamos, aos que nos procuram para muito bem-vindas parcerias, algumas delas que, noutros tempos, foi impossível concretizar, aos que vão pra fora e nos dizem que não há couves como as nossas no Canadá e que, quando cá vierem, vão querer uma dúzia, aos que cá estão e que nos mimam com desenhos dos petizes para embelezarmos as nossas paredes ou com um email a dizer "acrescento ainda que o abacaxi que me trouxeram é divinal, dos melhores que já comi" (F. Costa, 05/03, Cliente de Leiria). Todas estas coisas, todas elas boas, mas onde também podemos incluir as menos boas, porque também as temos e porque têm sido as que nos têm feito crescer, significam que vale a pena continuar a fazer o que fazemos. Pelos vistos, também temos servido de inspiração para alguma da concorrência e isso é, para nós, a par com a humildade e capacidade de resiliência com temos aceitado muitas das coisas que nos têm "calhado", mais um motivo de orgulho.

 

Mais motivos de orgulho?

 

A nossa Ana Cristina, nutricionista de profissão e de coração, que nos tem mimado semanalmente com receitas mega fixes para preparar com um (ou mais) dos produtos que compõem o cabaz de cada semana.

 

A nossa plantação de couve roxa que é um regalo e teve, nos princípios, visitas de javalis maiores e menores mas, vá, deu para safar. Não só deu como é o produto da semana.

 

nature-3317009_1920 (2).jpg

 

Cabaz Grande - batata de conservação vermelha, cenoura, cebola, couve-roxa, curgete, alho-francês, alface, laranja, maçã golden, clementina e salsa.

 

Cabaz Médio - batata de conservação vermelha, cenoura, couve-roxa, curgete, alface, laranja, maçã golden e salsa.

 

Entregas:

- segunda: Marinha Grande;

- terça: Leiria;

- quarta: Batalha, Porto de Mós e São Jorge*;

- quinta. Leiria e Barosa*;

- sexta: Alcobaça, São Martinho*, Nazaré*, Caldas da Rainha*, Óbidos* e Foz do Arelho**.

 

Parcerias:

- pode recolher o seu cabaz / encomenda às quintas-feiras, na Mercearia Santana (Leiria). Caso não seja o seu ponto habitual de recolha não se esqueça de nos avisar!

- encomendas para Lisboa, Cascais, Estoril e Odivelas, devem ser efectuadas através da Plataforma da Smartfarmer e são entregues, ao domicílio, à quinta-feira.

 

 

É um até breve, não é?

 

Obrigada :)

 

Joana

 

 

* só domicílios: taxa de entrega de 2.50 € (Iva incluído à taxa em vigor);

** só domicílios: taxa de entrega de 4.95 € (Iva incluído à taxa em vigor).

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

Olá! 

 

As entregas serão na quinta-feira, dia 11 de Março.

 

Para a receita da semana, que acompanhará o cabaz, reserve a couve mais divertida de sempre (que é a roxa), que não serve só para saladas, hein!

 

nature-3317009_1920 (1).jpg

Image by Carla Burke from Pixabay 

 

Os cabazes:

 

Supremo - batata de conservação vermelha, cenoura, cebola, couve-roxa, agrião, curgete, alho-francês, alface, tomate, laranja, maçã golden, pêra rocha, kiwi, clementina e salsa.

 

Essencial - batata de conservação vermelha, cenoura, cebola, couve-roxa, curgete, alho-francês, alface, laranja, maçã golden, clementina e salsa.

 

Já temos os moranguinhos disponíveis para encomenda e estamos a trabalhar arduamente para, a partir desta semana, termos também muito a jeito: feijão verde nacional e surreal (de bom) e tomatinhos cereja, ambos de estufa (pela rua ainda há pouca coisa primaveril, destas variedades, a criar-se, não se deixem enganar).

 

Encomendas: https://smartfarmer.pt/produtor/donahorta/

 

Até breve!

 

Joana

 

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

Olá!

 

Hoje saímos de casa - indo eu, indo eu - com o sol a bater nos nossos olhos e o cheirinho das flores a inundar-nos os sentidos. A Primavera está à espreita e nós estamos em êxtase. Venham os dias bonitos para fazermos as nossas plantações, os dias bonitos para também nós chegarmos de dia a casa e estarmos com as nossas famílias, os dias bonitos para darmos uma coça ao nosso primeiro morangal de sempre e investir no segundo, pois até os passarinhos têm cantado mais por estes lados e apostamos apostadinho que é por causa deles.

 

Cabaz Grande - batata de conservação vermelha, cenoura, cebola, couve-lombarda, abóbora, curgete, alface, maçã royal gala, laranja, clementina e coentro.

 

Cabaz Médio - batata de conservação vermelha, cebola, couve-lombarda, curgete, alface, maçã royal gala, laranja e coentro.

 

pexels-photo-3283450 (1).jpeg

 

Encomendas: http://my.donahorta.pt/

 
 

Até breve!

 

#somosdonahorta

Autoria e outros dados (tags, etc)

Para entrega na quinta-feira, dia 04/03:

 

Cabaz Supremo: batata de conservação vermelha, cenoura, cebola, couve-lombarda, espinafre, abóbora, curgete, alface, alho-francês, maçã royal gala, laranja, clementina, kiwi, pêra rocha e coentro.

 

Cabaz Essencial: batata de conservação vermelha, cenoura, cebola, couve-lombarda, abóbora, curgete, alface, maçã royal gala, laranja, clementina e coentro.

 

pexels-photo-3283450.jpeg

 

 

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

Olá!

O mais experiente agricultor cá do sítio diz que vão ser quarenta dias a chover.

As hortas plantadas estão a desenvolver pouco mas enquanto só vier chuva e os regos levarem a água estamos nós bem. 

O que nos está a preocupar são as tréguas, que nunca mais chegam, para podermos preparar em bom a Primavera e o Verão.

A semente da batata já chegou e, este ano, vamos apostar em duas variedades que não costumamos cultivar. Estamos entusiasmados. Para quem não ia semear nem uma, parece que estamos no bom caminho! 🤪


Falando nelas, esta semana apostamos, novamente, nas de assar. 

pexels-photo-4110462 (1).jpeg

 

Cabaz Grande - batata para assar, cenoura, cebola, curgete, brócolo, alface, pão de trigo, maçã golden, laranja, clementina e salsa.

 

Cabaz Médio -  batata para assar, cenoura, cebola, curgete, alface, maçã golden, clementina e salsa.

 

Encomendas a partir da nossa plataforma my.donahorta.pt

 

Entregas:

- Segunda: Marinha Grande;

- Terça: Leiria;

- Quarta: Batalha;

- Quinta: Leiria;

- Sexta: Alcobaça, São Martinho, Nazaré, Valado dos Frades, Caldas da Rainha e Óbidos.

 

Até breve!

 

Joana

Autoria e outros dados (tags, etc)

Olá!

Teikirizi que o cabaz já aqui está!

O mais experiente agricultor cá do sítio diz que vão ser quarenta dias a chover.

As hortas plantadas estão a desenvolver pouco mas enquanto só vier chuva e os regos levarem a água estamos nós bem. 

O que nos está a preocupar são as tréguas, que nunca mais chegam, para podermos preparar em bom a Primavera e o Verão.

A semente da batata já chegou e, este ano, vamos apostar em duas variedades que não costumamos cultivar. Estamos entusiasmados. Para quem não ia semear nem uma, parece que estamos no bom caminho! 🤪


Falando nelas, esta semana apostamos, novamente, nas de assar. 

pexels-photo-4110462.jpeg



Cabaz Essencial - batata para assar, cenoura, cebola, curgete, brócolo, alface, pão de trigo, maçã golden, laranja, clementina e salsa.

Cabaz Supremo - batata para assar, cenoura, cebola, curgete, brócolo, couve-roxa, agrião, alface, pão de trigo, maçã golden, laranja, clementina, pêra rocha, kiwi e salsa.

Encomendas a partir da plataforma da SMARTFARMER BY OIKOS.

 

Entregas: quinta-feira, 25/Fev.

Até breve,

Joana

Autoria e outros dados (tags, etc)

Olá!

Se estamos mais demorados do que o habitual? Sim.

Se às vezes nos sentimos incompetentes aqui na Dona Horta? Sim.

Se às vezes adiamos o envio da newsletter para ver se conseguimos melhorar mais um bocadinho antes de baterem com os vossos olhinhos mai' lindos na composição dos cabazes da semana? Sim. Sim. Sim.

Então, vamos por partes:

- a Teresa pediu-nos azeitonas: são soberbas, mistas, da Azeitoneira Pimenta (Soure), com quem trabalhamos há muito tempo e de quem gostamos muito;

azeitona-mista.png

 



- a Sílvia ficou triste porque já não haviam ovos de galinhas felizes disponíveis quando finalizou a encomenda. Oh melhér, você anime-se, que a gente deu um comboio de folhas às galinhas para ver se as danadas se despacham a tempo de lhe enviar uma dúzia deles já na quinta-feira;

- a Carolina, da queijaria com quem trabalhamos, mandou-nos, esta semana, uma rica prenda: os caprichosos de cabra. Nós queríamos ficar com eles todos para consumo interno mas são tão maravilhosos que é pecado não serem partilhados!

Agora, atentem neste luxo sempre muy rústico e sempre muy cuidado:

 

Cabaz Essencial - batata doce, cenoura, cebola, alho-francês, couve-flor, agrião, nabiço, laranja, maçã golden, kiwi e salsa (ou coentro).

 

Cabaz Supremo - abóbora menina, batata doce, cenoura, cebola, alho-francês, couve-flor, agrião, nabiço, alface, laranja, maçã golden, maçã royal gala, pêra rocha, kiwi e salsa (ou coentro).

 

ENCOMENDAS aqui!

 

Até breve :)

 

Joana.





Autoria e outros dados (tags, etc)

Para entregas em 18/02, em casa ou no escritório!

 

batata doce (1).jpg

 

Cabaz Essencial - batata doce, cenoura, cebola, alho-francês, couve-flor, agrião, nabiço, laranja, maçã golden, kiwi e salsa (ou coentro).

 

Cabaz Supremo - abóbora menina, batata doce, cenoura, cebola, alho-francês, couve-flor, agrião, nabiço, alface, laranja, maçã golden, maçã royal gala, pêra rocha, kiwi e salsa (ou coentro).

 

Encomendas aqui!

 

Até breve :)

Autoria e outros dados (tags, etc)

Composição dos Cabazes que temos disponíveis para reserva e entrega de 15 a 19 de Fevereiro no Distrito de Leiria.

Segunda-feira: Marinha-Grande;

Terça-feira: Leiria;

Quarta-feira: Batalha;

Quinta-feira: Leiria

Sexta-feira: Alcobaça, São Martinho do Porto, Caldas da Raínha, Óbidos e Nazaré.

 

Outras localidades no Distrito: por favor contacte-nos via email.

 

***

 

Um cabaz de perder a cabeça, foi o que nós preparamos esta semana para os clientes mais doces do mundo inteiro.

 

Apostamos nas batatas doces porque ainda é tempo de trincar umas - cozidas, assadas ou até fritas, ui ui! - e apostamos, novamente, nas couves-flor, porque este solinho bom fez despertar a seara todinha de uma vez.

 

batata doce.jpg

(Foto nossa das nossas Batatas Doces. Se usar não se esqueça de nos creditar) :)

 

Cabaz Grande: batata doce, cenoura, cebola, alho-francês, couve-flor, agrião, nabiço, laranja, maçã golden, kiwi e salsa (ou coentro).

 

Cabaz Médio: batata doce, cebola, alho-francês, couve-flor, agrião, laranja, maçã golden e salsa (ou coentro).

 

Encomendas aqui :)

 


Até breve!

Autoria e outros dados (tags, etc)


Dona Horta

A Dona Horta é um serviço de entrega de produtos frescos, naturais e saudáveis. Preparamos todas as semanas cabazes de fruta e hortaliças da época e entregamos em locais e horários pré-definidos. Este método único reduz significativamente a pegada ecológica associada à distribuição e promove uma maior aproximação entre consumidores e produtores nacionais. Mas mais importante, a Dona Horta ajuda a melhorar a dieta e bem estar da sua família. Tudo o que precisa de fazer é saborear o melhor da nossa terra, pois nós tratamos do resto! Visite-nos em www.donahorta.pt