Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]




A Páscoa é um momento especial, marcado por encontros em família e pelas delícias tradicionais como os folares, o cabrito e as amêndoas, claro!

Mas será que há forma de aproveitar esta época sem culpa e sem abrir mão do equilíbrio na alimentação? A chave está na moderação e na consciência alimentar, dois conceitos que abordo regularmente nas minhas consultas. 

pexels-george-dolgikh-551816-2072158.jpg

A seguir deixo algumas dicas que podem ajudar a moderar a alimentação nestas festas da Páscoa:

1. Não encare o chocolate como um vilão
O chocolate pode (e deve!) fazer parte de uma alimentação equilibrada. Prefira opções com maior teor de cacau, pois são mais ricas em antioxidantes e podem conter menos açúcar. O segredo está na quantidade: saboreie com atenção, lentamente e sem exageros.

 

2. Não compense excessos com restrições severas
Se comer um pouco mais durante as festas da Páscoa, não tente compensar com dietas restritivas ou excesso de exercício físico. Isso pode levar a um ciclo de culpa e compensação pouco saudável. No dia seguinte, volte à sua rotina alimentar normal com escolhas equilibradas.

 

3. Mantenha uma alimentação equilibrada ao longo do dia
Selecione as refeições em que vai ter maior ingestão alimentar (normalmente serão as refeições principais feitas em família!) e garanta que nas restantes refeições, tem uma ingestão calórica mais controlada e equilibrada a nível nutricional (incluindo alimentos nutritivos como frutas, legumes, cereais integrais e boas fontes de proteínas). Isto ajudará a manter a saciedade e a evitar (mais) exageros.

 

4. Faça uma alimentação consciente
Especialmente em dias festivos, faça as refeições sem distrações, apreciando os sabores e texturas. Comer com atenção plena ajuda a evitar o consumo excessivo e aumenta o prazer com quantidades menores. 

 

5. Pratique atividade física e aproveite os momentos em família
A Páscoa não é só sobre comida! Aproveite para passear, brincar com as crianças, caminhar ao ar livre ou praticar alguma atividade física, idealmente em família. Isso ajuda a manter o equilíbrio e o bem-estar geral.

 

Lembre-se: uma alimentação equilibrada é sobre consciência, não sobre restrição. Permita-se aproveitar a Páscoa com leveza, moderação e sem culpa! Feliz Páscoa! 🐣🍫

 

AB.jpg

Ana Braga (Nutricionista CP 4196N)

Email: nutrianabraga2020@gmail.com

Instagram: @anabraga_nutricionista

Autoria e outros dados (tags, etc)



Dona Horta

A Dona Horta é um serviço de entrega de produtos frescos, naturais e saudáveis. Preparamos todas as semanas cabazes de fruta e hortaliças da época e entregamos em locais e horários pré-definidos. Este método único reduz significativamente a pegada ecológica associada à distribuição e promove uma maior aproximação entre consumidores e produtores nacionais. Mas mais importante, a Dona Horta ajuda a melhorar a dieta e bem estar da sua família. Tudo o que precisa de fazer é saborear o melhor da nossa terra, pois nós tratamos do resto! Visite-nos em www.donahorta.pt