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Já repararam que o mês de Maio é repleto de acções de sensibilização para prevenção de variadíssimas doenças? De todas elas, hoje venho vos falar das doenças cardiovasculares, ou seja, as doenças de coração. Em 2016, segundo dados recolhidos pelo Instituto Nacional de Estatísticas (INE), as doenças do aparelho circulatório representavam cerca de 30% das mortes registadas em Portugal, isto é, 30 em cada 100 pessoas faleceram devido a algum problema de saúde com origem no aparelho circulatório!

Um dos problemas de saúde, que tem vindo a aumentar nos últimos anos, e que a maioria da população não dá grande importância é a Hipertensão Arterial, isto é, tensão alta. Já ouvi inúmeras causas (relatas pelas pessoas) para justificar aquela medição de tensão ser superior às realizadas anteriormente mas no fundo o que aquela medição de tensão significa é: “Cuidado com o teu coração”.

Mas sabiam que existe uma dieta que ajuda a controlar a hipertensão arterial?! Não é uma dieta daquelas que quase todos nós concebemos nesta altura do ano para perder os kg ganhos no Inverno, mas sim uma alimentação, estudada e comprovada! que visa a melhoria do estado de saúde.

A dieta DASH (Dietary Approaches to Stop Hypertension) reside em:

  • Elevado consumo de frutas e produtos hortícolas, especialmente os que são fontes mais ricas de potássio e magnésio (banana, pêssego, tangerina, espinafres, brócolos, cenoura e couve-galega);
  • Elevado consumo de cereais integrais, como por exemplo pão integral, de centeio e de mistura. Estes, por possuírem um teor mais elevado em fibra alimentar, promovem a saciedade por mais tempo;
  • Consumo moderado de leguminosas secas, nozes e sementes de oleaginosas;
  • Diminuição da ingestão de gordura saturada (queijos, banha, carnes gordas) e consumo moderado de lacticínios magros, carnes brancas e pescado, o que poderá auxiliar na redução de colesterol (total e LDL);
  • Diversificar os métodos de confecção culinária (cozidos, grelhados, estufados, assados no forno com pouca gordura);
  • Diminuição/Restrição do consumo de sal e/ou sódio alimentar, dando preferência ao uso de ervas aromáticas e/ou especiarias;
  • Restrição do consumo de álcool, açúcar e de todos os produtos açucarados, incluindo bebidas;
  • Escolher a água como bebida de eleição, seja na forma de chás sem adição de açúcar ou águas aromatizadas sem adição de açúcar.

 

Mais do que uma dieta, é um estilo de vida! E já que o mês de Maio vai a meio, porque não desafiar-se? Experimente este estilo de vida nos próximos 15 dias e sinta o seu coração ficar feliz!

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Dona Horta

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