Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]




Receita aperfeiçoada por Joana do Agreste, nascida e criada no campo. Adepta de uma plant based diet, com umas escapadelas, às vezes, para os lados do pecado. Quem nunca?

 

Não me apeteciam bolos, ainda não está tempo de limonadas. Onde é que os meus limões nunca me falham? Na maionese.

 

maionese.jpg

 

Comecemos então por pôr isto a jeito:

1 ovo inteiro, dos de galinhas felizes, à temperatura ambiente

Sal e Pimenta de Moínho

½ limão espremido

175 ml de óleo de girassol

 

Há ciência para muitas coisas na cozinha e para a maionese a única ciência que é precisa são os cuidados. Ora bem:

- o ovinho deve estar à temperatura ambiente (isto é mesmo importante, hein!);

- o limão não deve ser dos grandalhões, mas sim dos médios, isto se for um limão dos da Dona Horta. Como já os conheço, já sei que suminho dão e que quantidade usar (e, assim sendo, meio limão chega);

- o óleo uso sempre do melhor que encontro, para me sentir menos culpada;

- o recipiente que uso sempre é um copo alto de plástico bem seco; a varinha mágica, caso a tenha usado para outros fins, uso-a (lavadinha, obviamente) também bem enxutinha.

Coloco os ingredientes no copo, gentilmente (outra coisa que é mesmo importante, hein!), um a um, pela ordem que referi.

Depois introduzo a varinha no copo até ao fundo, carrego no botãozinho mais acelerado e deixo fazer magia enquanto conto, segundo a segundo, até quinze, com a varinha sem sair... do fundo! Passado esses quinze, vou  subindo a varinha contando até dez, que é o tempo de envolver o restante óleo que ficou por cima. E ‘tá pronta!

Costumo utilizar a maionese assim, simples e acabadinha de fazer, para uma salada russa (que sabe maravilhas mil com as batatinhas novas que temos actualmente para encomenda extra cabaz) ou então para acompanhar um já acompanhamento dos mais típicos e fáceis: umas batatinhas assadas no forno com paprika. Nesta ocasião pico coentros e alho miudinhos e misturo, com a maionese, muito bem. 

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

Tags:



Dona Horta

A Dona Horta é um serviço de entrega de produtos frescos, naturais e saudáveis. Preparamos todas as semanas cabazes de fruta e hortaliças da época e entregamos em locais e horários pré-definidos. Este método único reduz significativamente a pegada ecológica associada à distribuição e promove uma maior aproximação entre consumidores e produtores nacionais. Mas mais importante, a Dona Horta ajuda a melhorar a dieta e bem estar da sua família. Tudo o que precisa de fazer é saborear o melhor da nossa terra, pois nós tratamos do resto! Visite-nos em www.donahorta.pt