Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




marmelos.jpg

Pelo Oeste, não há pomar que se preze que não tenha por perto um (vários!) marmeleiro(s). Diz que é para os enxertos.

 

Deixemos isso para quem entende - que vão ter de nos explicar tim-tim por tim-tim um destes dias - e vamos ao principal: está a chegar - ainda que lentamente, o frio - e é preciso (pelo menos dantes era assim) tratar de uns mantimentos para o Inverno.

 

Antigamente, em Setembro, preparava-se a despensa: em lume brando, a lenha, as nossas avós e tias tratavam do doce de tomate (encarnadinho, de sequeiro), da marmelada para o paposeco da manhã e da geleia de marmelo, que comíamos, a toda a hora, à colher e até se nos fecharem os olhos de tanto regalo.

 

Se calhar não era má ideia retomarmos estes costumes outra vez...

Autoria e outros dados (tags, etc)


4 comentários

Imagem de perfil

De belitaarainhadoscouratos a 23.09.2015 às 09:13

Não sou do Oeste mas tenho um marmeleiro e uma das tradições de setembro, para mim, é fazer marmelada e geleia para durar o resto do ano e dar também. Bom outono!
Imagem de perfil

De donahorta a 24.09.2015 às 19:37

Grande parte das tradições enchem-nos o coração, é o que é! Um grande bem haja :)
Imagem de perfil

De Benedita a 23.09.2015 às 22:10

São óptimos costumes e tradições.
É uma promessa para comigo própria, assim que me reformar, (se é que lá chegarei?!) abraçar esse estilo de vida que tanto me encanta.
Benedita
Imagem de perfil

De donahorta a 24.09.2015 às 19:38

:) Tudo de bom, Benedita!

Comentar post



Dona Horta

A Dona Horta é um serviço de entrega de produtos frescos, naturais e saudáveis. Preparamos todas as semanas cabazes de fruta e hortaliças da época e entregamos em locais e horários pré-definidos. Este método único reduz significativamente a pegada ecológica associada à distribuição e promove uma maior aproximação entre consumidores e produtores nacionais. Mas mais importante, a Dona Horta ajuda a melhorar a dieta e bem estar da sua família. Tudo o que precisa de fazer é saborear o melhor da nossa terra, pois nós tratamos do resto! Visite-nos em www.donahorta.pt