Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]




Que seja um Ano Novo cheio de Paz, Saúde e Amor - palavras que ficam sempre bem. E que bem que sabe lê-las ou ouvi-las especialmente se forem realmente genuínas. Dirigimos estas palavras gentis a todos. Para quem gosta de nos ler, acomodem-se confortáveis: temos mais umas palavrinhas - umas doces outras nem tanto - pertinentes para marcar passo firme para os próximos tempos. Que é o que se quer!

 

Comunicar será, sem sombra de dúvida, um dos fertilizantes de eleição, para aplicar a estas nossas "novas culturas" que decidimos para 2024.

 

 

A CULTURA DA DISTÂNCIA ENCURTADA

Chegar com os nossos cabazes - médio, grande ou maxi, o tamanho é o que menos importa - a cada vez mais famílias. Queremos deixar encomendas porta sim porta também, nas localidades onde já entregamos e mais algumas. Sabemos que é possível mas sabemos que se tivermos a vossa ajudinha a coisa fica mais fácil (porque, no geral, não o é). Comentar os nossos posts, partilhar as nossas publicações, dar a conhecer o nosso trabalho é meio caminho andado para amanhã entregarmos em mais um bairro, mais um condomínio, mais uma freguesia. Gostávamos de ser os primeiros entregadores oficiais de cabazes na primeira estação planetária habitada. Mas para isso temos de entregar muito cabaz na Terra primeiro.

 

 

A CULTURA DA INFORMAÇÃO SÉRIA E IDÓNEA

Munir os consumidores - consumam eles Dona Horta ou não - de conhecimento rigoroso sobre verduras, sobre fruta, sobre ervas aromáticas, sobre leguminosas, sobre cereais, sobre oleaginosas. De tal forma que seja praticamente impossível esses mesmos consumidores serem enganados pelos vendedores de hortaliças e frutas e cabazes da carochinha que, infelizmente, e para mal dos consumidores e respectivas famílias, começam a aparecer aqui e ali. A venda de produtos frescos sem loja física é complexa, exigente e desafiante, mas não menos séria. Mentir aos consumidores através das plataformas sociais, servindo-se, inclusive, das mesmas para o plágio, descredibiliza todos os operadores, envergonha e prejudica os produtores, sejam eles de onde forem. Este é um comportamento vil que repudiamos em absoluto. 

 

 

A CULTURA DA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL, SAZONAL E REAL

Apostar na alimentação saudável em casa de todos os portugueses. Queremos que a alimentação saudável seja a regra e não a excepção. Neste campo todos somos importantes dentro e fora da Dona Horta, dentro e fora de cada núcleo familiar. A palavra mais importante nesta cultura é a PARTILHA: partilha de conhecimento, partilha de dicas de preparação, partilha de métodos de conservação e aproveitamento. A alimentação saudável implica, obviamente, variedade. E implica sabermos ou trabalharmos para fazer (e cozinhar) mais com menos - ou com tudo, e/ou a partir do nada. Vamos, obviamente, continuar com a parceria com a Ana Braga, a nossa querida e profissional Nutricionista. Mas temos sérias dúvidas que nos fiquemos por aí!

 

Contém, neste 2024, com as nossas sempre genuínas publicações cheias de humor e boa disposição. Mas contém também, como hoje, com verdade e assertividade. É muito provável que "aumentemos a parada" e é muito provável que gostem do que teremos nos próximos 12 meses para vos dizer.  Por hoje só temos mais uma coisinha a acrescentar.

 

WhatsApp Image 2024-01-01 at 6.40.10 PM.jpeg

 

A Dona Horta é uma pequena firma familiar sujeita a todas as limitações, a todas as adversidades, burocracias e dificuldades a que estão sujeitas a grande maioria das empresas - e empresários em nome individual - que operam em meio agrícola. Vimos, no último ano, colegas e conhecidos a ficar pelo caminho (que é como quem diz a deixarem de produzir). O impacto das alterações climáticas é grande e negativo e traz com ele muitas dificuldades na produção, especialmente nas que são feitas ao ar livre. A desvalorização do sector agrícola é grande, velha e bafienta. A oscilação constante dos preços das matérias primas traz inseguranças aos produtores e, acreditem ou não, a cada um dos seus fornecedores. Por estes motivos tem sido - e prevemos que continue a ser - extremamente complicado operar no contexto actual.

 

Alguém dizia um dia destes que era preciso ser-se muito maluco para ter uma empresa em Portugal, fosse em que ramo fosse, quanto mais no nosso. Nós concordamos. Mas também acreditamos que com a dose certa de formação, determinação, resiliência, o caminho prevê-se sinuoso mas (talvez) menos acidentado (que isto com a mãe natureza nunca se sabe).

 

Vamos ver e contamos convosco para ver bem.

 

Feliz e Próspero 2024!

 

#somosdonahorta

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Autoria e outros dados (tags, etc)



Dona Horta

A Dona Horta é um serviço de entrega de produtos frescos, naturais e saudáveis. Preparamos todas as semanas cabazes de fruta e hortaliças da época e entregamos em locais e horários pré-definidos. Este método único reduz significativamente a pegada ecológica associada à distribuição e promove uma maior aproximação entre consumidores e produtores nacionais. Mas mais importante, a Dona Horta ajuda a melhorar a dieta e bem estar da sua família. Tudo o que precisa de fazer é saborear o melhor da nossa terra, pois nós tratamos do resto! Visite-nos em www.donahorta.pt